Sono da Beleza? Quanto e como você dorme pode mudar muito sua aparência!

Para que isso aconteça, é preciso priorizar a qualidade do sono. Ter um espaço adequado para dormir ajuda bastante e significa, por exemplo, escolher bem o seu colchão. Assim, dá para evitar dores no corpo e noites mal dormidas.


Outras ações imprescindíveis incluem dar atenção aos travesseiros, preferir roupas de cama confortáveis, evitar ruídos e excesso de luminosidade. 


Ter uma rotina de preparação focada no relaxamento também é essencial.


Dormir bem aumenta a concentração, reduz o estresse, previne problemas cardíacos e melhora o humor. O momento também pode se transformar em sono da beleza e ajudar na saúde e aparência da pele, relacionadas diretamente com a qualidade do sono e a quantidade de horas dormidas.


Dormir mal ou pouco, culmina no aparecimento de olheiras, rosto inchado e com aspecto cansado. Não bastasse isso, o cortisol, hormônio do estresse, induz à compressão dos vasos sanguíneos que irrigam a epiderme, diminuindo a circulação do sangue no rosto, deixando a pele sem viço.


Assim, é válido afirmar que é durante a noite que a pele se repara e se renova, as células descansam e reequilibram os efeitos sofridos no dia a dia. Além disso, é nesse momento que ocorrem atividades naturais que estimulam a produção de fibroblastos e aumento da produção das fibras de sustentação, como a elastina e colágeno. Dormir mal leva a diminuição da produção de colágeno e, como resultado, a pele fica mais flácida e propensa a rugas.


A relação sono, hormônios e beleza


  • Nas primeiras três horas de sono o organismo libera o hormônio do crescimento (GH), responsável, entre outras coisas, por manter a aparência jovial e radiante da pele. A partir dessa substância, produzida ao longo de toda a vida, é que são reparados os danos diários sofridos pela epiderme e que se evita o processo de envelhecimento precoce.

  • Nas duas horas seguintes os níveis de melatonina aumentam, regulando os estados de sonolência. Esse elemento é um antioxidante que atua na proteção das células contra os radicais livres.

  • Nas três horas finais, os níveis de hormônio do estresse (cortisol) reduzem. No estágio REM a pele passa por uma mudança de temperatura até ficar tão fria quanto possível. Isso relaxa os músculos, o que leva à fase de recuperação mais profunda do descanso, além de combater inflamações e alergias e de beneficiar a aparência viçosa da pele.


Durante o sono é normal transpirar mais. Isso acontece devido ao reequilíbrio da hidratação e da recuperação da umidade do seu corpo. Portanto, dormir é um hidratante natural que auxilia na suavização das rugas. Ao contrário, quando se dorme mal ou pouco, acontece um desequilíbrio na produção da umidade cutânea, o que deixa a pele seca e reforça linhas de expressão e dá uma aparência cansada.


E isso não é apenas sabedoria popular. Estudos científicos comprovam esse fato. 


Ao dormir adequadamente e com qualidade, o sangue também flui de maneira eficiente pelo corpo, contribuindo para a melhor oxigenação celular do corpo como um todo, como consequência óbvia, a cútis ganha um aspecto corado e bonito.


Uma pele mais jovem é sinônimo de sono regulado! Procure equilibrar o sono com uma alimentação equilibrada.


Duaila Ledur – CRBM-PR 0390

Biomédica Especialista em Estética e Mestre em Ciências Quânticas da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You cannot copy content of this page

0
    Sua compra
    Seu carrinho está vazioVoltar a comprar
    Posso ajudar?