Existem 4 tipos principais de pele: oleosa, seca, normal e mista. Além disso, também existem as condições de peles sensíveis e acneicas, que podem ocorrer em todos os tipos de pele, mas (felizmente) tendem a não ser permanentes. É perfeitamente possível ter qualquer combinação entre diferentes tipos de pele e variadas condições, em qualquer altura da vida. Saber qual o seu tipo de pele, facilita na escolha dos produtos corretos para a sua rotina e que terão a eficácia que procura.
Uma pele que era oleosa na adolescência pode ficar mais seca com o passar dos anos, assim como uma pele seca pode se tornar normal ou até mista conforme o envelhecimento.
As alterações hormonais são as maiores responsáveis pela variação do tipo de pele ao longo da vida, por isso mantenha-se atento e, quando julgar necessário, busque ajuda profissional competente para fazer uma avaliação mais profunda e específica.
Quando usamos produtos que não são adequados para o nosso tipo de pele, muitas vezes ao invés de ajudar, podem causar problemas. Não é à toa que existem diversos tipos de produtos com texturas e propostas diferentes, para a melhor adaptação de tipos específicos de pele.
Mesmo com tipos determinados, cada pele é única e com particularidades que compreendem a fisiologia interna, estilo de vida, níveis de exposição solar e à poluição, rotina, variações de temperatura, etc, e é por isso que nem sempre o produto que deu resultado para a sua amiga vai dar certo para você. É fundamental identificar quais são as características individuais da sua pele para que as escolhas de produtos sejam assertivas e tragam os resultados esperados, além de evitar reações indesejadas, como o aparecimento de espinhas, reações alérgicas ou sensibilidades que possam causar desconforto.
Como descubro meu tipo de pele (oleosa, seca, normal e mista)?
Pode parecer uma questão complexa e, por vezes, confusa, mas é o Santo Graal dos cuidados de pele. Não é preciso um utensílio mágico nem ser uma expert no assunto: vamos lá!
Basta limpar muito bem o rosto, com um produto de limpeza delicado que não deixe a pele seca, com sensação de repuxada nem sensibilizada.
Não aplique mais nada – nem cremes, nem tônicos, nem séruns – na pele.
Depois vem a parte difícil: durante a hora seguinte, tente não tocar no seu rosto.
Por fim, o passo final, em que deve observar a sua pele no espelho e estar atenta ao que sente de acordo com os seguintes aspectos:
- Cor e brilho
A pele seca tem tendência à sensibilidade e por isso também a ficar vermelha e irritada depois de utilizar produtos, por isso a vermelhidão pode ser um sinal de que este é o seu tipo de pele.
Já, se consegue ver algum brilho em todo o rosto, incluindo as bochechas, deve ter pele oleosa.
Se observa uma mistura das duas características anteriores, sendo que a zona das bochechas é a mais seca e a zona T a mais oleosa, então a sua pele deve ser mista.
- Poros
Observe o tamanho dos seus poros.
Se conseguir vê-los depois de estar a alguns passos de distância do espelho, então é provável que a sua pele seja oleosa.
Se não tiver poros visíveis, a sua pele é normal ou seca.
Se for uma combinação dos dois, adivinhou: deve ser mista.
- Elasticidade
Mova delicadamente a sua pele fazendo um sorriso forte e depois cara de bravo(a) e veja se forma rugas com facilidade. Este é outro indício de uma pele seca a mista, enquanto que a pele oleosa não costuma enrugar tão facilmente em pessoas mais jovens.
- Ainda com dúvidas? Experimente este truque!
Se observar o rosto ao espelho com as dicas acima se revelar confuso ou inconclusivo, experimente o truque do papel absorvente: depois de lavar o rosto e passada a primeira hora sem encostar no rosto, basta encostar um papel em diferentes zonas do seu rosto e depois ver, contra a luz, se existe algum óleo visível marcado no papel.
Se o papel ficar completamente seco depois de encostar em todas as zonas do seu rosto, sua pele tende a ser normal ou seca; se ficar apenas oleoso na zona T, provavelmente a sua pele é mista; e se ficar oleoso em todo o rosto, então a pele é oleosa.
Estas dicas não substituem uma avaliação profissional, são apenas diretrizes iniciais para quem busca informações.
Drª Duaila Ledur CRBM-PR 0390
Mestre em Ciências Quânticas da Saúde e Biomédica Especialista em Estética
Criadora e Fundadora do Conceito BEC | Bem-estar Consciente