O que é
Se você até sente sua pele gordurosa, mas só em alguns pontos, provavelmente, você tem pele mista. A pele mista é aquela que não é oleosa nem seca. Sua principal característica é a oleosidade excessiva e poros dilatados na zona T do rosto, e a normalidade ou ressecamento nas demais áreas da face. Por conta dessa diferença, ela requer cuidados especiais.
Como identificar
A pele mista é o tipo de pele mais frequente e apresenta uma mistura de características dos outros tipos de pele. Não é um tipo de pele por si só, pois pode ser seca ou oleosa. Pessoas com este tipo de pele costumam ter a zona T (testa, nariz e queixo) mais oleosa e brilhante e pele normal a seca (ou mesmo escamosa) no resto do rosto.
Os poros do nariz podem parecer maiores que os do resto do teu rosto, isto porque são mais dilatados nas áreas de maior oleosidade, o que culmina na tendência a cravos e/ou espinhas dessa região. Por outro lado, essa pele é mais suscetível ao aparecimento de rugas, linhas de expressão e descamações por possuir textura mais fina, especialmente nas regiões de maior ressecamento (fora da chamada zona T).
Após a prática de atividade física mais intensa, esse tipo de pele apresenta aspecto ainda mais oleoso. Por outro lado, as bochechas, podem ficar mais ressecadas após lavar o rosto e até apresentar a sensação de repuxamento.
Por que acontece
Essencialmente, a pele mista significa que temos a combinação de dois ou mais tipos de pele no rosto. Os folículos do nariz, queixo e testa tendem a ser hiperativos (daí o brilho), com maior produção de sebo, enquanto no resto do rosto são menos ativos e deixam a pele seca ou normal, pelo correspondente déficit de lipídios.
Alguns hidratantes podem bloquear os poros e provocar esses sinais. Assim como o sol, o stress e a falta de exercício.
Entretanto, nosso tipo de pele pode mudar; uma mudança de pele mista para pele seca, por exemplo, é comum quando se ultrapassa a faixa dos 50 anos. Isso porque com o passar do tempo, a tendência é que a pele mista desidrate, perca a elasticidade e o viço.
A exposição ao sol sem proteção pode ocasionar problemas de duas formas à pele mista. A área mais oleosa pode se tornar ainda mais sebosa quando exposta ao sol, porque a pele fica ressecada e as glândulas sebáceas tentam repor a hidratação, produzindo mais óleo. Já as áreas que são naturalmente mais secas podem tornar-se extremamente ressecadas.
Como tratar
A rotina correta é fundamental para equilibrar a pele mista. A limpeza ajuda a desobstruir os poros e controlar a oleosidade da zona T, e o processo é recomendado de uma a duas vezes ao dia (de manhã e à noite).
Para a pele mista é ideal a utilização de sabonetes que hidratam ao mesmo tempo que controlam a oleosidade, devido a mistura de características que essa pele possui. Ou seja, nada de extremos.
Como a pele mista tem uma área oleosa e outra mais seca, é recomendado o uso de hidratantes que não aumentem a sua oleosidade, mas ao mesmo tempo que mantenham a região seca, hidratada. Ou seja, se faz necessária a utilização de um produto que equilibre essas características. Hidratar a pele estimula a renovação celular, evita o aparecimento de rugas e de sinais do envelhecimento precoce, além de ajudar a equilibrar a quantidade certa de água na pele.
A presença de áreas hiper seborreicas ou mesmo acneicas não é uma razão válida para adaptar sua rotina de cuidados como se tivesse a pele oleosa. É preciso levar em conta a reatividade particular da pele mista que causa áreas secas no rosto.
A aplicação de um produto cosmético destinado à pele oleosa nestas áreas secas (ou, inversamente – a aplicação de um produto destinado à pele seca em áreas oleosas) é muitas vezes mal tolerada e pode causar desconforto significativo à pele.
O maior desafio costuma ser encontrar os produtos que funcionem igualmente bem nas duas zonas diferentes do rosto, porque produtos que tratam áreas oleosas tendem a sensibilizar as zonas mais secas, e vice-versa.
E para esses casos há bastante cosméticos desenvolvidos com dupla função: controlar o brilho e hidratar.
O blend da BEC Nº 1 apresenta propriedades adstringentes, purificantes, antioxidantes e hidratantes que auxiliam no tratamento, proteção e nutrição de todos os tipos de pele corrigindo imperfeições e uniformizando o tom e a textura da pele.
Também é essencial proteger a pele diariamente da exposição solar, usando um filtro com FPS 30, no mínimo, que tenha toque seco ou mate. Cuidados extras como esfoliações e máscaras faciais são ótimas opções para suavizar manchas de acne, a oleosidade e até mesmo para deixar a região mais hidratada.
Para remoção da maquiagem e do filtro solar no final do dia, a água micelar é uma boa pedida, assim como óleos de limpeza, pois removem as sujidades e impurezas, sem desidratar a pele.
Sempre é bom lembrar que manter uma rotina de cuidados, seguindo todos os passos necessários para manter a pele bem tratada, retarda alguns sinais do envelhecimento da pele, como manchas, ressecamento, flacidez, rugas e linhas de expressão. Portanto, procure sempre seguir uma rotina com os passos essenciais para uma pele saudável e bonita.
Duaila Ledur – CRBM-PR 0390
Biomédica Especialista em Estética e Mestre em Ciências Quânticas da Saúde