Tudo o que você precisa saber sobre pele oleosa!

A pele oleosa é o tipo de pele mais comum entre as peles brasileiras. 


Não ter o rosto brilhando de gordura é o desejo da maioria num país tropical como o Brasil.

A sensação de estar com a pele “suja” durante o dia também é umas das reclamações de quem tem esse tipo de pele. Esses desconfortos fazem com que alguns hábitos, como lavar o rosto várias vezes ao dia, agravem o problema, porque com isso remove-se a barreira de proteção da pele, fazendo com que produza ainda mais oleosidade para manter a barreira de proteção ativa.


O que é?


O fenômeno da pele oleosa ocorre por conta de uma produção de lipídios acima do normal, ou seja, há uma hiperatividade das glândulas sebáceas do indivíduo, produzindo mais sebo do que a pele perda de água. Explicando melhor, este sebo é liberado constantemente e junto com o suor forma uma película hidrolipídica (água + óleo) que na pele oleosa é excessiva em lipídeos, deixando a pele mais gordurosa e com um aspecto brilhante.


Como identificar?


Talvez seja o tipo de pele mais fácil de ser identificado, pois tem característica muito brilhosa, poros visíveis e textura mais grossa. 


É nela também que cravos e espinhas surgem em maior frequência e número, especialmente na puberdade. Contudo o envelhecimento tarda mais, ou seja, as ruguinhas demoram mais para aparecer.


Raramente tem vasos sanguíneos visíveis e têm maior tendência à manchas.


Ao toque pode dar a sensação de ser gordurosa e uma queixa frequente decorrente disso é a pouca durabilidade da maquiagem.


Por que acontece?


A nossa pele contém óleos naturais (e bons!) que mantêm a pele flexível e hidratada, além de ajudarem a barreira lipídica a manter-se intacta. 

A pele oleosa tem tendência genética, mas este excesso de sebo é desencadeado por diversos fatores, tais como dieta, mudanças hormonais, puberdade, uso de medicamentos, mudanças climáticas, cosméticos comedogênicos (causam obstrução dos poros) e produtos que secam demasiado a pele, forçando-a a produzir óleo em excesso.


Como tratar?


Os cuidados com a pele oleosa envolvem a normalização da secreção do sebo e suavização da superfície da pele. Deste modo, são recomendados produtos sem álcool, que atuem profundamente na regulação da glândula sebácea.


A seleção dos produtos é fundamental para esse controle. Pode parecer contra-intuitivo, mas as loções de limpeza à base de óleos são a melhor solução, afinal semelhante atrai semelhante, assim massagear um óleo de limpeza na pele, atrai e elimina óleo em excesso junto com as impurezas, sem desidratar a pele.


Para esse tipo de pele, os demais produtos ideais são os de textura fluida, não comedogênicos e que tenham a capacidade de hidratar a pele oleosa sem reforçar o aspecto brilhante (mate).

Não lavar o rosto mais que duas vezes ao dia, sobretudo se o sabonete contiver ácido na formulação. O excesso de limpeza provoca uma irritação na pele e a perda da sua função de barreira. Isso pode favorecer o aparecimento de irritações, dermatites e mesmo induzir e/ou piorar um quadro acneico.


Mito recorrente nesse tipo de pele é o fato de não precisar hidratar. Pois a pele pode ser oleosa e ao mesmo tempo desidratada pela falta de água na pele. Inclusive peles desidratadas podem estimular ainda mais a produção de sebo para tentar equilibrar as funções de barreira contra os agentes externos. Sendo assim, peles oleosas devem e precisam ser hidratadas diariamente com produtos específicos.


O blend da BEC Nº 5  foi especialmente criado para o cuidado e hidratação da pele oleosa, pois tem propriedades adstringentes, tonificantes, reparadoras e hidratantes. Sua fórmula controla e nutre a pele oleosa ao mesmo tempo em que atenua os poros, garantindo um visual uniforme e uma textura macia e sem excesso de brilho.


Duaila Ledur – CRBM-PR 0390

Biomédica Especialista em Estética e Mestre em Ciências Quânticas da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You cannot copy content of this page

0
    Sua compra
    Seu carrinho está vazioVoltar a comprar
    Posso ajudar?