Vamos falar sobre pele normal?

O que é

 

Poucas pessoas adultas são premiadas com a chamada pele normal – ela é mais comum em crianças e bebês. “Normal” é um termo largamente utilizado para se referir à pele balanceada. O termo científico para essa pele ideal e saudável é eudérmica. 

 

Pouco frequente, a pele normal não possui características marcantes, não apresenta problemas relacionados à falta de hidratação ou oleosidade excessiva, logo não tem aspecto oleoso nem seco, tem aparência suave, aveludada, é firme ao tato, tem viço e luminosidade naturais. Com poros menores, pouco visíveis, tem baixa tendência ao aparecimento de manchinhas e espinhas. Ou seja – o cenário perfeito!

 

Como identificar 

 

Na pele normal, os poros costumam ser finos e quase imperceptíveis, a textura é sedosa e firme, não apresenta manchas ou acne e tem aparência levemente rosada (“carinha de saúde”). A principal característica da pele normal é ser balanceada, não sendo oleosa nem seca, mas isso pode variar.

 

Eventualmente pode apresentar uma leve tendência ao ressecamento ou à oleosidade, especialmente na zona T (testa, queixo e nariz), mas o sebo total e a umidade são equilibrados. Isso pode ocorrer sobretudo nas mudanças de estação ou também com o uso de produtos não adequados a esse tipo de pele.

 

Este tipo de pele dificilmente tem problemas de irritação após o uso de cosméticos, pois tem maior tolerância a diversas modalidades de produtos, desde géis e cremes até séruns e loções cremosas.

 

Pessoas que têm a pele normal, quando acordam pela manhã e se olham no espelho, percebem a pele bem hidratada e sem excesso de oleosidade. Por outro lado, ao fazer uma atividade física mais intensa, essas pessoas geralmente ficam com a pele mais avermelhada nas bochechas. 

 

Por que acontece

 

A pele normal possui equilíbrio entre água e sebo, o ideal e saudável para a pele. Ou seja: produz gordura na quantidade certa e tem a capacidade de reter e eliminar água nas devidas proporções.

 

É fruto de uma boa genética associada ao skincare adequado, livre de exageros e à rotina de hábitos saudáveis, que inclui alimentação balanceada, sono regulado, ingestão de água, exercícios físicos e equilíbrio emocional.

 

Como tratar

Esse é o tipo mais tranquilo, afinal tem equilíbrio entre água e sebo. Apenas a região dos olhos requer maior atenção, pois nesse tipo de pele o aparecimento de rugas costuma se iniciar por aí.

 

Seguindo o básico: lavar no máximo duas vezes ao dia com um sabonete ou espuma de limpeza suave e refrescante, aplicar hidratante ou sérum de textura leve e universal e finalizar com um protetor solar com toque seco e com cor, serão mantidas as condições fisiológicas naturais, garantindo a proteção contra agentes externos.

 

Duaila Ledur – CRBM-PR 0390

Biomédica Especialista em Estética e Mestre em Ciências Quânticas da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You cannot copy content of this page

0
    Sua compra
    Seu carrinho está vazioVoltar a comprar
    Posso ajudar?